Linguagem de programação web são usadas propriamente para o desenvolvimento do entendido como camadas de negócio de apresentação, assim como para a construção da lógica de negócios dos websites, portais, e aplicações web de modo geral.
Podemos dizer que para o desenvolvimento da camada de apresentação , é indispensável que o desenvolvedor web tenha conhecimentos principalmente em HTML, CSS e se possível um pouco de JavaScript. Agora no quesito linguagem de programação web de lógica existe um leque com muitas opções, tornando que seja uma tarefa muito difícil dominar todas, então é importante escolher aquelas que apresentam melhores vantagens para o desenvolvedor.
Fazendo uma análise geral, podemos concluir que as linguagem de programação web mais usadas são:
HTMLs
HTML não é uma linguagem de programação, já que não se cria algoritmos a partir dela. Na verdade, HTML é o que chamamos de linguagem de marcação, usada para:
- Estruturar o conteúdo de páginas web;
- Definir itens como parágrafos, cabeçalhos, tabelas e links;
- Inserir imagens e vídeos nas páginas.
Vale lembrar que o HTML se tornou um padrão para toda a web, sendo utilizado por todas as páginas e browsers.
Sua última versão, HTML5, também pode ser utilizada para a criação de aplicativos mobile nativos.
CSS
CSS é um mecanismo que adiciona estilo (cores, fontes, margens, alinhamento etc.) às páginas HTML. Isso faz dele muito útil, pois permite criar ‘folhas de estilo’ que serão reutilizadas em outras páginas e, assim, simplificar qualquer alteração focada na parte visual de uma página web.
JavaScript
O JavaScript é uma linguagem de programação originalmente criada para ser interpretada pelo browser — ou seja: para ser usada junto com o HTML.
A partir disso, tornou-se possível adicionar comportamentos dinâmicos às páginas, como a validação de campos, mensagens que aparecem para o usuário ou mesmo cálculos. E isso ajuda a reforçar a importância do JavaScript.
Algo que, inclusive, passou a ser complementado pela sua utilização ao lado do servidor, com o crescimento de ambientes como o Node.JS.
Angular
Angular é uma plataforma que expande as capacidades do HTML por meio da criação de novos elementos e templates, utilizando JavaScript como conteúdo.
Isso permite a construção de interfaces ricas e interativas, além de facilitar o desenvolvimento web com rapidez. E dá mais recursos ao Programador, pois o Angular incorpora controles que, sem ele, teriam de ser feitos manualmente, como:
- Mostrar uma tabela cujas linhas são a representação dos valores contidos em um objeto;
- Mostrar/esconder elementos na tela baseado em valores de variáveis.
Também é importante ressaltar que, no Angular versão 2 em diante, a programação é realizada em TypeScript, e não em JavaScript como na sua versão original.
TypeScript
Por falar no TypeScript, ele é uma linguagem criada pela Microsoft que oferece recursos adicionais ao JavaScript, como a tipagem estática — recurso indisponível no JavaScript, e que oferece um desenvolvimento web mais seguro e estruturado.
Muitas das novas funcionalidades do TypeScript acabam sendo incorporadas em versões posteriores do JavaScript, como destacamos anteriormente.
Então, por que não usar o Javascript simplesmente? Porque o TypeScript possui recursos e facilidades que o Javascript não dispõe, como o uso estrito de tipos em variáveis — no JavaScript, uma variável de texto pode mudar para armazenar um valor numérico, enquanto no TypeScript ela sempre armazenará texto.
React
React, do Facebook, é uma alternativa ao Angular para construir interfaces de usuário, sendo mais leve e flexível, o que permite aos desenvolvedores a integração de suas próprias soluções ou componentes de terceiros.
A programação em React é feita em JSX, uma extensão de sintaxe que facilita a escrita de código HTML dentro do JavaScript.
PHP
PHP é uma linguagem utilizada principalmente para desenvolvimento web no lado do servidor e permite a criação de funções dinâmicas como:
- Formulários;
- Interação com banco de dados;
- Envio de e-mails;
- Integração entre sistemas.
Também dá para destacar que a diferença entre o PHP e o JavaScript é que o código PHP é executado no servidor, gerando o HTML que é então enviado de volta para o navegador.
Python
Python é uma linguagem poderosa e versátil, amplamente utilizada em desenvolvimento web, especialmente com frameworks como Django, Flask e Pyramid.
Além de web development, Python é usado em diversas áreas, incluindo softwares estatísticos, matemáticos e IoT (Internet das Coisas), graças às suas características técnicas e simplicidade de programação.